Acerca de mim

A minha foto
Somos um grupo de quatro alunas do 12ºB da escola Secundária de D. Dinis em Santo Tirso que, no âmbito da disciplina de área de projecto, escolheu desenvolver o tema Autismo. Ana, Cristina, Maria e Sandra

quarta-feira, 30 de março de 2011

Daniel Tammet

A Síndrome de Savant confere a Daniel Tammet capacidades especiais na memorização de números e grande facilidade na aprendizagem de línguas. Ele foi capaz de dizer 22.514 dígitos de Pi e de aprender a falar islândes em uma semana. Actualmente fala onze línguas diferentes, além de ter criado seu próprio idioma, o Mänti.
Daniel Tammet ganhou a media ao quebrar o recorde europeu de memorização e recitação de pi, nas comemorações do dia do pi do Museu de História da Ciência de Oxford, em 14 de março de 2004. Daniel recitou os 22.514 dígitos correctamente em 5 horas, 9 minutos e 24 segundos. Os fundos arrecadados neste dia foram doados a instituições que tratam de pessoas com epilepsia, doença que afectou Tammet na infância.
O que torna Tammet único entre os Savants é que ele consegue explicar para os cientistas o que se passa em sua mente. Ele diz que em sua mente cada número inteiro até 10.000 possui uma forma, textura e cor únicos, e utiliza essa capacidade para realizar cálculos matemáticos. Daniel desenhou como ele vê os primeiros vinte dígitos de pi para o programa 60 minutes.
Segundo o próprio Daniel afirmou no Late Show with David Latterman de 27/04/2005, alguns cientistas estão estudando seus processos mentais para tentar repeti-los em indivíduos "normais".
Em 2005, foi rodado o documentário Brainman: The boy with incredible brain (algo como: "Homem-cérebro: o garoto com um cérebro inacreditável"), a respeito da vida e das habilidades de Daniel Tammet (um trocadilho com o título de Rain Man, filme que popularizou a figura do Savant)..
Escreveu os livros "Born on a Blue Day" (Nascido num dia azul, cor que representa, para ele, as quartas-feiras, dia da semana em que nasceu) e "Embracing the wide sky: A tour accross the horizons of mind" (Abraçando o imenso céu: Uma viagem através dos horizontes da mente, ainda sem edição em português), em que analisa suas habilidades savant à luz de estudos científicos..

Messi - de autista e anão a Bola de Ouro

Lionel Messi não teve vida fácil, desde criança que era muito apegado à bola, mas desde cedo lhe foram diagnosticados alguns problemas.
Aos 8 anos Messi foi considerado autista, e aos 11 anos foi-lhe detectado um problema hormonal que lhe retardava o desenvolvimento ósseo e consequentemente o seu crescimento. Aos 13 anos, foi mesmo considerado anão.
O talento de Messi desde cedo sobressaiu  em relação aos outros meninos, mas os pais tiraram-no da equipa onde jogava porque houve um jogo que não tinham dinheiro para pagar os bilhetes e o clube não os deixou assistir ao jogo do seu filho.
Aos sete anos o pai volta a inscrever Messi para fazer aquilo que mais gostava, conduzir a bola com o seu pé esquerdo e driblar tudo e todos.
Mas, os diagnósticos médicos alarmaram Messi, e os custos do tratamento alarmaram seus pais. Messi tinha que fazer um tratamento durante 42 meses, que consistia em apanhar injecções de somatropina, uma hormona de crescimento inscrita na tabela de produtos proibidos pela Agência Mundial de Antidopagem e só autorizada para fins terapêuticos.
Os tratamentos tinham um custo de 1000 euros mensais, quatro meses de rendimentos da família de Messi, que vivia num bairro pobre de Rosário. Durante 18 meses os tratamentos foram pagos pela fundação onde o pai trabalhava, até que a fonte secou. Como o Newells Old Boys, clube onde brilhava Messi não quis pagar o tratamento, seu pai ofereceu Messi ao River Plate, e como o River mostrou interesse em Messi, o Newells voltou atrás e ofereceu 200 pesos por mês a Messi, dinheiro insuficiente para pagar os tratamentos.
Sem tratamentos contra o nanismo, os prognósticos médicos eram arrasadores, Lionel Messi chegaria à idade adulta com 1,50 metros de altura, no máximo.
O pai de Messi não se resignou, ele sabia que o filho, pequeno no corpo, mas gigante no talento, tinha tudo para vingar no mundo do futebol.
A famíla Messi foi mais forte, e com a ajuda de uma tia de Lionel, emigrada na Catalunha, a famíla viajou para Lérida, Messi tinha 12 anos. Dias depois o pequeno prodígio foi fazer testes ao Barcelona, e com a bola quase a dar-lhe pelos joelhos, com uma enorme habilidade, logo maravilhou os treinadores do Barça.
Carles Rexah, director desportivo do clube, hesitava em contratar Messi, até que o viu treinar, e depois de ver o craque em acção não hesitou e tratou logo de fazer o seu contrato. Tal foi o seu espanto, quando o pai de Messi apenas pediu para que o clube pagasse os tratamentos do seu filho. Foi dito e feito.
Em 2003 a milagrosa hormona faria de Messi um rapagão de 1,69 metros, actual altura do prodígio.
Aos 17 anos Leo, que foi o nome que lhe deram no Barça, entrou para o Barcelona B, mas só efectuou 5 jogos, o seu enorme talento reclamava maiores palcos. Rapidamente começou a jogar na equipa principal.
A 16 de Outubro de 2004, o prodígio estreou-se na liga espanhola, num dérbi com o Espanhol. No dia 1 de Maio de 2005 entrou para a história do Barça, marcou ao Albacete e tornou-se o mais jovem jogador a marcar um golo pelo Barcelona. Aos 17 anos começou a lenda.
Desde então Leo tem espalhado magia pelos relvados por onde passa.
Em 2005 foi eleito Golden Boy, melhor jogador do mundo e melhor jogador do Mundial sub-20.
Em 2008/2009 foi eleito o melhor atacante e melhor jogador da Liga dos Campeões.
Em 2009 foi eleito melhor jogador da final e melhor marcador do Mundial e teve a consagração máxima, foi eleito Melhor Jogador do Mundo de 2009, com um feito inédito do Barça; Campeão de Espanha, Vencedor da Taça do Rei, Vencedor da Supertaça Espanhola, Vencedor da Supertaça Europeia, Vencedor da Liga dos Campeões e Vencedor do Mundial de Clubes.
Em 2010 e pela 2ª vez consecutiva foi eleito Melhor Jogador do Mundo.
O prodígio considerado um dos melhores do Mundo de sempre, já é comparado a Maradona.

O menino que o Barça contratou pelo custo da terapia de crescimento é hoje a maior jóia do futebol mundial, o menino pobre que vivia num bairro de La Heras é hoje multimilionário, o menino que algumas equipas recusaram é hoje O Melhor do Mundo. Tudo graças a um pai que nunca desistiu do seu filho e tudo fez para conseguir que ele vingasse não só no futebol mas também na vida.

Messi deve tudo ao seu pai, que nunca desisitiu do seu sonho, curar o seu filho.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Menina autista amarrada a uma cama

     “No âmbito de uma operação contra o tráfico de droga, num bairro de barracas, em Almada, a GNR foi surpreendida com a descoberta de uma criança deficiente presa com cordas a uma cama, na casa de um suspeito. O pai foi constituído arguido.
     Os militares que realizavam, anteontem, as buscas domiciliárias no bairro degradado Terras de Lello Martins, na Costa de Caparica, depararam-se com uma criança com deficiência, amarrada a uma cama, com cordas, na casa de um dos suspeitos visados na investigação.
     A menina, com oito anos, sofre, ao que foi possível apurar, de autismo e os seus progenitores mantinham-na em condições precárias na casa onde viviam. “Estava debilitada, amarrada e em condições sub-humanas”, revelou fonte da GNR.
     Os polícias libertaram, de imediato, a criança e encetaram diligências no sentido de reportar o caso a instâncias superiores, realizando um auto de notícia por maus tratos e participando o caso à Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR).
    Na mesma casa residia também a mãe da criança, que terá justificado a prisão involuntária com o facto de ter de ir trabalhar e não poder deixar a menor à sua mercê, perante a sua condição de saúde. O casal, de nacionalidade cabo-verdiana, coabitava ainda com outras três crianças, todas menores, numa casa improvisada e num bairro ilegal, cujas condições se apresentam muito precárias.
     No âmbito da rusga policial, o pai da menor foi constituído arguido, por suspeita de fazer parte de um grupo organizado que se dedicava ao tráfico de estupefacientes. Esta foi a terceira operação, no espaço de alguns meses, levada a cabo pela GNR, na zona das Terras da Costa, no âmbito de investigações por tráfico. Cinco pessoas foram detidas e outras seis constituídas arguidas, após investigação do Núcleo de
Investigação Criminal de Almada, que visou ainda uma busca domiciliária no Monte da Caparica e outra também a Norte de Lisboa.
     Três dos arguidos ficaram em prisão preventiva, sendo que todos eles contavam já com diversos antecedentes criminais. Ao que foi possível apurar, um dos arguidos estava, inclusive, sujeito a uma medida de coacção que o proibia de se aproximar do bairro, mas não cumpriu.”


FONTE:  http://www.cbnmanaus.com.br/diariodeumautista/  

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Características do Autismo

CARACTERISTICAS DO AUTISMO:

                Dificuldade na interacção social:
  • Dificuldade acentuada no uso de comportamentos não-verbais (contacto visual, expressão facial, gestos);
  • Dificuldade em fazer amigos;
  • Apresenta dificuldade em compartilhar.
               Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e actividades:
  • Preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados;
  • Assumir de forma inflexível rotinas ou rituais (ter "manias" ou focalizar-se em um único assunto de interesse);
  • Maneirismos motores estereotipados (agitar ou torcer as mãos);
  • Preocupação insistente com partes de objectos, em vez do todo (fixação na roda de um carrinho).

Tipos de Tratamento e Interesses Autistas

TIPOS DE TRATAMENTO:

  • O tratamento convencional de crianças autistas, consiste em psicoterapia individual ou de grupo, como Ludoterapia ou Musicoterapia;
  • A utilização de medicamentos psicotrópicos tem mostrado resultados ineficazes.

INTERESSES AUTISTAS:

 Apresentamos, de seguida, um quadro síntese com os gostos das crianças com espectro autista, porém é de salientar que cada uma dessas crianças possui interesses peculiares.