Daniel Tammet ganhou a media ao quebrar o recorde europeu de memorização e recitação de pi, nas comemorações do dia do pi do Museu de História da Ciência de Oxford, em 14 de março de 2004. Daniel recitou os 22.514 dígitos correctamente em 5 horas, 9 minutos e 24 segundos. Os fundos arrecadados neste dia foram doados a instituições que tratam de pessoas com epilepsia, doença que afectou Tammet na infância.
O que torna Tammet único entre os Savants é que ele consegue explicar para os cientistas o que se passa em sua mente. Ele diz que em sua mente cada número inteiro até 10.000 possui uma forma, textura e cor únicos, e utiliza essa capacidade para realizar cálculos matemáticos. Daniel desenhou como ele vê os primeiros vinte dígitos de pi para o programa 60 minutes.
Segundo o próprio Daniel afirmou no Late Show with David Latterman de 27/04/2005, alguns cientistas estão estudando seus processos mentais para tentar repeti-los em indivíduos "normais".
Em 2005, foi rodado o documentário Brainman: The boy with incredible brain (algo como: "Homem-cérebro: o garoto com um cérebro inacreditável"), a respeito da vida e das habilidades de Daniel Tammet (um trocadilho com o título de Rain Man, filme que popularizou a figura do Savant)..Escreveu os livros "Born on a Blue Day" (Nascido num dia azul, cor que representa, para ele, as quartas-feiras, dia da semana em que nasceu) e "Embracing the wide sky: A tour accross the horizons of mind" (Abraçando o imenso céu: Uma viagem através dos horizontes da mente, ainda sem edição em português), em que analisa suas habilidades savant à luz de estudos científicos..
Sem comentários:
Enviar um comentário